Kodak confirma violação de dados após alegação do grupo ShinyHunters

A Kodak confirmou ter sofrido um incidente de segurança após um terceiro não autorizado obter acesso temporário a uma quantidade limitada de dados da empresa.

O caso veio à tona depois que o grupo de extorsão ShinyHunters afirmou ter roubado informações da companhia. Segundo a empresa, a investigação está em andamento com apoio de especialistas externos em cibersegurança.

A Kodak afirmou que suas operações, sistemas e serviços aos clientes não foram afetados pelo incidente.

O grupo ShinyHunters alega ter obtido mais de 2,2 milhões de registros, incluindo informações pessoais de clientes e dados corporativos internos. A quantidade e o conteúdo exato do material ainda não foram confirmados publicamente pela Kodak.

Os invasores publicaram uma ameaça de vazamento e deram prazo até 18 de junho de 2026 para que a empresa entrasse em contato. Caso contrário, afirmaram que divulgariam os dados supostamente extraídos.

Até o momento, a Kodak não detalhou como o acesso ocorreu, quais sistemas foram atingidos ou por quanto tempo o invasor permaneceu no ambiente. A empresa também não confirmou se dados financeiros, senhas ou documentos sensíveis fazem parte do material comprometido.

A ShinyHunters é conhecida por campanhas de extorsão baseadas em roubo de dados. Nesse tipo de ataque, os criminosos não dependem necessariamente da criptografia de sistemas, mas usam a ameaça de exposição pública para pressionar a vítima.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotíciasVazamentos